terça-feira, 21 de junho de 2016

Fundo falso de caneca achada em Auschwitz revela truque para enganar nazistas

Os nazistas roubaram tudo que puderam das vítimas do Holocausto, mas uma família conseguiu enganá-los há mais de 70 anos.

Imagem: Instragram/auschwitzmemorial
Os funcionários do Museu de Auschwitz na Polônia recentemente descobriram uma velha caneca com fundo falso que escondia um brinco e um colar.
Devido a passagem de tempo, os materiais passaram por uma degradação gradual e a segunda parte de baixo foi separada da caneca.
Testes nas joias descobriram ouro 583, comumente usado na Polônia entre 1921 e 1931, disse o museu.
O campo de concentração de Auschwitz-Birkenau foi o local de estimado 1,1 milhão de assassinatos durante o Holocausto
A maioria das vítimas era judeus, mas os alemães também assassinaram poloneses, ciganos, belarussos, ucranianos, franceses, soviéticos e outros no campo.
Embora até mesmo o nome, Auschwitz, seja agora sinônimo de morte, muitos dos que foram enviados para o campo foram levados até lá com a promessa de trabalho e nova vida.
A promessa foi uma artimanha cruel usada para que as vítimas levassem seus bens mais valiosos para a jornada, inclusive as heranças de família.
Piotr M. A. Cywiński, diretor do Museu Estadual Auschwitz-Birkenau, disse em um comunicado de imprensa, que os itens escondidos mostraram que “as famílias judias constantemente acreditavam que esses itens eram um sinal de esperança pois seriam necessários para sua sobrevivência”. Em vez disso, os judeus foram sistematicamente roubados e vários assassinados nos campos da morte.
HANDOUT  / REUTERS
Mas, à medida que novas descobertas são reveladas, vemos que os nazistas não conseguiram ficar com tudo.
O museu não sabe quem era o dono da caneca e da joia.
O museu disse que existem mais de 12.000 peças na coleção de artigos de cozinha, que inclui copos, potes, tigelas, chaleiras, jarras e louça.
(Tradução: Simone Palma)
Leia a matéria na íntegra aqui
(Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.)

Fontes: Huffingtonpost / Via Brasilpost

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br