sexta-feira, 29 de abril de 2016

Interessante! Um pequeno detalhe que salva a vida de centenas de crianças

Todos nós conhecemos e usamos canetas, mas são poucos os que chegaram a pensar no porquê do formato de suas tampas.
(Reprodução/Faacebook)
— Em 1991, a BIC divulgou ao mundo uma solução em design que a maioria das pessoas sequer percebeu: foi feito um pequeno orifício na parte superior da tampa de seu popular modelo de caneta BIC Cristal — provavelmente a caneta mais conhecida no mundo.
E apesar de que muitos nem tenham se dado conta desta pequena mudança, seu surgimento vem salvando a vida de grande número de crianças anualmente (mais de cem, para ser exato) e, claro, de um número um pouco menor de adultos.
As crianças pequenas gostam de morder e mastigar tudo o que encontram, especialmente aquelas coisas que cabem na boca, enquanto os adultos adoram morder a tampa da caneta quando estão concentrados pensando em algo ou simplesmente quando estão nervosos — você provavelmente faz isso ou conhece alguém que faz. Bom, é assim que a tampa pode passar facilmente pela traqueia e bloquear a respiração. Neste momento, o buraquinho que para muitos não passa de um detalhe insignificante assume importância vital ao permitir que uma mínima — porém suficiente — quantidade de oxigênio chegue aos pulmões e a pessoa respire, enquanto espera a chegada da ambulância.
A medida foi adotada por quase todos os grandes fabricantes de canetas, e o Instituto Britânico de Padrões alterou suas recomendações para fabricação e produção desses objetos de uso diário.
"Um bom design é notado imediatamente. Um design perfeito passa despercebido". Nesta situação, esta frase é mais do que correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br