terça-feira, 8 de março de 2016

Bela Natureza: As 10 Borboletas Mais Incríveis do Mundo!

Veja abaixo dez borboletas que se diferenciam de todas as outras por serem lindas e exóticas. Confira!
Morpho, ou Blue Morpho - Também chamada de Morpho Azul, é uma das maiores borboletas do mundo. Podem ser encontradas na América Central e América do Sul, pois estão adaptadas ao clima e florestas tropicais. Sua principal característica é a forte e vibrante cor azul, com bordas pretas e alguns pontos coloridos, que servem como camuflagem para protegê-las contra possíveis predadores, como camaleões, sapos e pássaros. Ao se sentirem ameaçadas, soltam um cheiro muito forte para espantar outros animais.
Borboleta-zebra - Seu nome oficial, de acordo com a zoologia, é Heliconius charithonia. É chamada de zebra por causa das listras brancas nas asas negras, que lembram o famoso equino. Em 1996, foi declarada a borboleta oficial do estado da Flórida, nos Estados Unidos. É a única espécie que se alimenta de pólen. Cientistas afirmam que, por se alimentar de pólen, vivem mais do que as outras - até seis meses. Ao se sentirem ameaçadas, emitem um som que espanta predadores.
Borboleta-pavão-diurno - Encontrada em países no sul do continente asiático, tem como principal característica lindos pontos coloridos nas asas que lembram olhos, algumas até lembram o famoso amuleto olho grego. O mais interessante é que essas cores mudam de acordo com o clima, tornando-se mais brilhantes quando o tempo está mais seco. Essas borboletas se adaptam a cidades, mas gostam de viver em parques e jardins.
Borboleta oitenta-e-oito - Seu nome científico oficial é Diatheria clymena, mas é popularmente conhecida por 88 por causa das listras nas asas que podem facilmente ser reconhecidas por este número, basta prestar atenção no formato. O mais impressionante é que existem 12 diferentes espécies de Diatheria clymena, mas todas elas têm essa característica "numérica" em suas asas. As cores podem variar, mas a mais comum é a branca com listras pretas, com o número bem no meio das asas. Podem ser encontradas em países do Caribe e da América Central.
Borboleta-coruja - Esta excêntrica e bela espécie tem esse nome pois o desenho em suas asas é muito semelhante ao rosto de uma coruja, com um formato no meio que lembra os olhos da ave. Cientistas dizem que esta é uma forma eficiente de espantar predadores. É encontrada nas Américas Central e do Sul, e tem como outra característica as grandes asas, que podem medir até 16 centímetros mas, apesar disso, seus voos são muito curtos. Essas borboletas gostam de viver em florestas e campos de agricultura, e podem viver até 150 dias. 
Sylphina Angel, borboleta de asas transparentes - Esta linda espécie pode ser encontrada em países como Peru, Equador e Bolívia, e tem como característica as asas transparentes. É também uma das espécies mais resistentes, pois costumam voar até 320 quilômetros em busca de alimento, principalmente na primavera, em busca de flores ricas em pólen.
Greta Oto - borboleta de asas transparentes - Esta linda e rara espécie vive na América Central, principalmente no México e parte da Colômbia e Venezuela. Assim como a Sylphina angel, tem como principal atributo as asas transparentes. É muito difícil de ser pega por predadores, pois as asas sem cor são uma fácil camuflagem. Uma curiosidade a respeito delas é que se alimentam de plantas tóxicas, pois são imunes a toxinas naturais.
Borboleta apollo - Além das lindas asas brancas com pontos escuros e vermelhos, um dos principais atributos da Apollo é o seu corpo coberto de pelos, como se fosse uma "borboleta de pelúcia". É uma espécie europeia, encontrada somente em algumas áreas da Itália, França e Espanha, e infelizmente é uma das borboletas ameaças de extinção devido à ação do homem e mudanças climáticas. Quando se sentem ameaçadas por predadores, exalam um forte cheiro para espantá-los.
Borboleta-esmeraldaA linda borboleta-esmeralda é encontrada apenas em países do sul da Ásia. Pertence à família das Papilionidae, uma das mais diversificadas na botânica, com mais de 550 espécies de borboletas. Esta é uma das mais coloridas e lindas espécies do mundo, de cor verde-esmeralda vibrante. Além de ser um espetáculo visual, essas cores ajudam a protegê-la de predadores, que não conseguem vê-la no meio de vegetações muito verdes.
Borboleta-folhaSeu nome oficial é Zaretis itys, e alguns botânicos a chamam de borboleta-folha-seca. Este é um dos insetos que melhor conseguem se camuflar em meio à natureza, pois suas asas são impressionantemente parecidas com uma folha seca. Quando se sentem ameaçadas, ficam paradas para que predadores não a percebam e a confundam com uma folha comum. É encontrada em diversos países da Ásia.
CREDIT OF IMAGES : WIKIMEDIA COMMONS (CC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br