quarta-feira, 20 de julho de 2011

Phan Thị Kim Phúc - uma sobrevivente

A foto acima foi tirada em 8 de Junho de 1972 ao sul do Vietnã pelo fotógrafo Huynh Cong Ut da agência Associatade Press e recebeu o Prêmio Pulitzer em 1973.
Nas imagens, crianças fugindo de um povoado atingido por uma bomba jogada de aviões americanos e ao centro, nua, com o corpo queimado, Kim Phúc de apenas nove anos corre desesperada tentando salvar a própria vida. Naquela noite os aldeões ouviram dizer que os vietcongues estavam chegando e pretendiam usar a aldeia como base e quando o dia nasceu eles chegaram para tomar a vila. A família de Kim Phúc resolveu se esconder no templo por acreditar ser um lugar sagrado e seguro mas eles não poderíam imaginar que algo muito mais assustador estava por vir: Um avião americano lançou uma bomba de napalm¹ que incendiou a vila. Kim Phúc foi cercada pelas chamas e suas roupas pegaram fogo rapidamente. Ela não conseguia ver por causa da fumaça e perdeu-se dos familiares; seu instinto a mandou correr e atravessou as chamas em busca de uma saída, por um milagre seus pés não se queimaram o que acabou ajudando em sua fuga.
O fotógrafo Huynh Cong Ut levou Kim Phúc a um pequeno hospital e logo depois foi transferida para um outro hospital em Saigon onde os pais a encontraram. Ela teve metade do corpo queimado e passou por 17 cirurgias para tentar curar suas queimaduras mas as cicatrizes não puderam ser apagadas.
Kim Phúc cresceu no Vietnã e abandonou sua profissão de secretária para se dedicar aos estudos em Havana – Cuba onde acabou conhecendo o marido, um vietnamita. Durante sua viagem de volta o avião fez uma escala em Toronto – Canada onde eles desceram e pediram asilo; é onde vive até hoje. Kim Phúc já é adulta, esposa, mãe… não carrega mágoas nem ódio. Ela sente não poder usar roupas sem mangas, vestidos, blusas decotadas, sem ver as enormes cicatrizes. Kim Phúc diz que sonha com um mundo em paz e quer que todos vejam a sua foto no momento de sua fuga para que todos lembrem o quanto uma guerra pode ser cruel, principalmente com as crianças.
.
¹napalm: é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. Em 1980, o uso de armas incendiárias (tais como o Napalm) contra civis foi proibido pelo Protocolo III da ONU. Entretanto, a Convenção não proíbe o uso de tais armas contra objetivos militares, desde que observadas precauções com vistas a evitar danos colaterais em populações ou bens civis.
Fotos: Reproduções

Um comentário:

  1. Ainda tem governantes que exclama que isso é uma saida pra promover a PAZ.... nao consigo entender

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br