segunda-feira, 11 de abril de 2011

Concluída primeira torre da linha entre Tucuruí, Manaus e Macapá

Foi concluída no último dia primeiro de abril a montagem da primeira torre da linha de transmissão que ligará a Usina Hidrelétrica Tucuruí às capitais Manaus (AM) e Macapá (AP), além de dezenas de cidades do interior.
(Foto: Reprodução/Eletronorte)
A torre - foto acima -, está situada no trecho entre Oriximiná e a Subestação Engenheiro Lechuga, na capital amazonense.
A estrutura possui 62 metros de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares -, e pesa 24 toneladas.
A linha de transmissão está sendo construída pela Manaus Transmissora de Energia S/A, empresa da qual participam a Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Chesf e a espanhola Abengoa.
O trecho de 586 km, em 500 kV, no qual foi construída a primeira torre, faz parte da interligação elétrica Tucuruí/Macapá/Manaus, com um total 1.850 km de extensão.
De acordo com o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, Adhemar Palocci,este é mais um grande empreendimento do PAC - um investimento de R$ 1,8 bilhão -, que permitirá a integração dos sistemas isolados de Manaus e Macapá ao Sistema Interligado Nacional - SIN, possibilitando a redução do consumo de combustíveis nos parques termelétricos da Amazônia e o recebimento de uma energia elétrica mais limpa e mais confiável”.
Fonte: Eletronorte (Oscar Costa da Silva Filho -  via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br