quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rumo à Austrália num barco de garrafa plástica

David de Rothschild tem planos para velejar de San Francisco à Sydney, em uma embarcação de 60 pés construída inteiramente de materiais reciclados, principalmente garrafas plásticas.

(Photo by Gregg Segal/Reprodução)

Tudo é feito com velhas garrafas de refrigerantes limpas e recheadas de pó de gelo seco – que, ao sublimar, torna o material rígido - no barco do bilionário ambientalista David de Rothschild, o Plastiki.
(Foto: Reprodução)
Este veleiro de 60 pés, o plastiki, está sendo construído com mais de 12.000 garrafas de plástico recicladas.

Apenas o mastro é construído com metal e, certamente, também será reciclado quando a viagem da Califórnia à Austrália terminar.
Os cem dias de aventura previstos em alto mar não objetivam criar uma imagem excêntrica de De Rothschild, mas mostrar para o mundo um símbolo do desperdício mundial em um percurso que não poluirá atmosfera ou oceano.
Embarcam no amontoado de entre 12 e 16 mil garrafas, junto com ele, marinheiros e cientistas.
A iniciativa faz parte da Adventure Ecology, uma organização que De Rothschild fundou pela causa verde.
De acordo com a CNN, o barco terá turbinas de vento e painéis de energia solar para manter laptops, GPS e um smart phone pelos quase 18 mil quilômetros do trajeto.
Enquanto conservadores afirmam que a viagem parece ser perigosa demais, o Plastiki segue em construção e deve ficar pronto ainda neste mês.
Será um ato inédito e pra lá de ousado em defesa do meio ambiente, um capricho milionário ou uma missão suicida criativa?


Veja o original deste post, em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br